ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET












PROJETO PROVINHA BRASIL: “ESTENDENDO O HORIZONTE COM O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO”.










PROFESSORES: ARIANA FERNANDA NERY GONÇALVES
CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS

COORDENAADORA: CASSIA MARIA STAUT


DIRETOR: FERNANDO FERREIRA DE SOUZA









IVINHEMA- ABRIL DE 2009.






SUMÁRIO

1- RESUMO.................................................................................................................................................................. 02
2- INTRODUÇÃO.......................................................................................................................................................... 02
3- JUSTIFICATIVA....................................................................................................................................................... 03
4- METODOLOGIA....................................................................................................................................................... 04
5- OBJETIVO GERAL.................................................................................................................................................. 05
5.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS................................................................................................................................... 05
6- AVALIAÇÃO........................................................................................................................................................... 06
7- RESULTADOS ESPERADOS................................................................................................................................... 06
8- CRONOGRAMA...................................................................................................................................................... 06
9-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................................................................ 07


1- Resumo

Este trabalho será desenvolvido com turma da 5ª C , essa turma é composta por 23 alunos, sendo 13 meninos e 10 meninas, além de um aluno especial (NEE), no turno vespertino na Escola Angelina Jaime Tebet, onde estarão utilizando a internet nas atividades curriculares. A internet será utilizada principalmente para o acesso ao site do MEC (INEP)
http://provabrasil.inep.gov.br, para a preparação desses alunos na prova Brasil de 2009.

2- Introdução

A sociedade atual, chamada de sociedade do conhecimento, vive momentos de transformações em seus mais variados setores: político, econômico, tecnológico, científico, social, cultural. Um dos fatores que influenciou de forma significativa estas transformações foi a popularização dos instrumentos informáticos, ou seja, dos computadores e, principalmente, o advento da Internet.
Porém, observa-se que este processo de apropriação destes instrumentos pela população não ocorre de forma igualitária, ao contrário, ele revela, repete e reforça a desigualdade social existente, principalmente em países não desenvolvidos como é o caso do Brasil. A Escola Estadual Angelina Jaime Tebet, está localizada no bairro Itapoã, o mais populoso do município, onde concentra a maior parte dos trabalhadores que oferecem as mais diversas mãos de obra, como, diaristas, bóias-frias e outros, e a grande parte dos filhos desses trabalhadores, são de alunos matriculados no EJA na escola.
A maioria desses alunos não tem contato com o computador, pois não possuem em casa, além disso não tem acesso em outro local, a não ser na escola, onde dispõe de uma sala de informática.
O levantamento de numero de alunos que não tem o mínimo de conhecimento em informática, é preocupante, com isso esses educando apresentam dificuldades acentuadas na aprendizagem com defasagem significativa.
As tecnologias digitais vêm demonstrando que é possível o desenvolvimento de um novo paradigma educacional. É sabido que os jovens que dominam a internet têm muito mais chance de conseguir bons estágios e empregos. Cada vez mais cedo as crianças estão em contato com as novas tecnologias.
Este fator pode trazer consigo mudanças nos modos de comunicação e de interação. Essas mudanças serão positivas, desde que aconteça uma re-contextualização das habilidades comunicativas.
Pois, segundo (Avala, 2003).
O ciberespaço oferece oportunidades que acabam com obstáculos como tempo e espaço e através do acesso e do domínio das novas tecnologias são desenvolvidas novas competências fundamentais: como o senso crítico; o pensamento hipotético e dedutivo; as faculdades de observação e de pesquisa; o julgamento; a capacidade de memorizar e classificar; a leitura e a análise de textos e de imagens; a imaginação; a representação em redes e os procedimentos e estratégias de comunicação”.
As novas tecnologias, como a Internet, forçam a adaptação ao meio e ao ambiente social. O professor se torna um elo de conhecimento dessas tecnologias inovadoras, transformando o processo de aprendizagem. Os recursos tecnológicos usados na Educação devem caminhar buscando um objetivo único: a otimização do processo de ensino e aprendizagem. O uso das tecnologias digitais possibilita a transformação dos velhos paradigmas de educação, propiciando atividades pedagógicas inovadoras. O computador tem que ser visto como uma ferramenta de ensino e deve ser o facilitador da aprendizagem, buscando fascinar o aluno para as novas descobertas.

3- Justificativa

Partindo da idéia que a leitura é fundamental para o desenvolvimento de uma nação. A leitura propicia o ser humano a encontrar-se com o mundo e adquirir muitos conhecimentos. ato de ler não é apenas interpretar os símbolos e gráficos, mas sim vivenciar o mundo ao redor.
A leitura é um processo muito amplo, pois qualquer atividade do dia-a-dia requer o ato de ler, seja nas escolas, no trabalho como em todo lugar. Quando ler-se, associam todas as informações lidas com o conhecimento que se tem armazenado em no cérebro.
E quando um aluno das series iniciais, principalmente do 5ª series não tem interesse pela leitura é considera-se um problema muito grave, pois essa falta de interesse leva à preguiça mental com isso, proporcionará na humanidade caos cultural e social.
O professor formador de leitores não sabe como incentivar os alunos a lerem, ai vem a duvida! Como irá despertar o interesse dos alunos para reaver o prazer de ler?
Esse projeto propõe, através da professora Ariana Fernanda Nery Gonçalves, capacitar os alunos do 5ª C, para que acessem a Internet em conteúdo que tragam conhecimentos aos mesmos. Esses Conteúdos explorará a interpretação de textos, gráficos, imagens, entre outros. Dando ênfase aos sites do MEC (INEP). Ao findar o projeto os mesmos serão submetido a fazerem a prova Brasil de 2007.

4- Metodologia

Este trabalho será desenvolvido com turma da 5ª C ano, turno vespertino da Escola Angelina Jaime Tebet, onde estarão utilizando a internet, mais precisamente o site do INEP (
http://provabrasil.inep.gov.br), onde, a fim de preparar os alunos para a Prova Brasil de 2009, que será realizado na data de 19 a 30 de outubro de 2009.
Antes dos alunos começarem a desenvolver o projeto, a professora Ariana Fernanda Nery Gonçalves, passará por uma capacitação de 20 horas aulas de curso básico de informática promovido pela sala de tecnologia educacional, mais 10 horas aula de forma individual, afim de aprender a criar paginas na internet, onde ira criar uma pagina no
www.blogspot.com.
A professora Ariana também passara um período de (04 horas aulas) se aperfeiçoando e pesquisando textos da Internet para aplicar a seus alunos, usando principalmente o site do INEP, para depois começar a trabalhar no ambiente virtual.
Após esse processo a professora regente junto com a turma acessará as mais diversas paginas da Internet, a fim de estudar os mais variados textos. Os textos e as atividades proposta serão avaliados pela Coordenadora pedagógica Cassila Maria staut.
Os textos e trabalhos dos alunos serão postados na pagina da sala, que será aberta no dominio (
www.blogspot.com.), além disso serão necessários mais 10 horas aulas para a impressão e preparação das provinhas de 2007, que serão retirados do site INEP (http://provabrasil.inep.gov.br).
Ao final do projeto será aplicada a prova Brasil de 2007 (ultima prova) do mesmo programa do MEC, a fim de preparar os alunos para a prova Brasil de 2009.

5- Objetivos geral:


ü Desenvolver a aprendizagem dos alunos sob três aspectos fundamentais: aprender a pesquisar diversos conteúdos na Internet, e aprender a comunicar-se no ambiente digital, além de preparar-se para a prova Brasil de 2009.

5.1 Objetivos específicos:


ü Reconhecer a influência da Internet no Ensino, destacando a preocupação com a comunicação e a interatividade;
ü Motivar os alunos a utilizar a Internet como uma das ferramentas na construção do conhecimento, com isso, possibilitar uma maior interação e participação dos alunos no processo ensino aprendizagem;
ü Acessar o mundo virtual por meio de sites educativos, com isso estimular o desenvolvimento das disciplinas de Língua Portuguesa, matemática, geografia, história, ciências, artes, através de atividades lúdicas, construtivas e abrangentes, visando reforçar conteúdos vistos em sala de aula por meio do computador.
ü Aplicar aos alunos a prova Brasil do ano de 2007, afim de prepará-los para a próxima provinha que será realizado nos mês de outubro de 2009.

6- Avaliação

Será realizada de forma processual, contínua e diagnóstica, por meio da Coordenadora Pedagógica Cassila Maria Staut.
Também haverá acompanhamentos e registros das atividades desenvolvidas, através de lista de presença, fotos, além de avaliar o comportamento e participações dos alunos no decorrer das aulas, respeitando o conteúdo programático anual do 5ª ano, além de preservar a metodologia da professora Ariana Fernanda Nery Gonçalves.


7- Resultados esperados

ü Possibilitar o acesso à tecnologia à discentes, de forma correta e eficiente;
ü Permitir aos alunos o contato com o computador, criando cidadãos capacitados;
ü Propiciar melhoras para a educação, através do conhecimento de informática;
ü Espera-se com as medidas acima, com aplicação da provinha Brasil de 2007, os alunos da 5ª C estejam preparados para a provinha Brasil de 2009.

Carga Horária do projeto: 60 horas

8- Cronograma


Data
Ações a ser desenvolvida
25 a 29 de maio-2009.
Participação da professora Ariana no curso básico de informática para professores
01 a 05 de junho de 2009.
Apresentação a professora Ariana do site do INEP, http://provabrasil.inep.gov.br, e como utilizar as ferramentas no site, além de reforço www.blogspot.com e movimaker.
08 a 24 de junho de 2009.
Aulas agendadas na Sala de Tecnologia Educacional, para Apresentar aos alunos, os sites didáticos disponível na Internet para a análise de textos, gráficos, imagens.
25 a 26 de junho de 2009.
Acesso ao site do INEP, a fim de preparar e imprimir os conteúdos da prova Brasil 2007.
29 de junho de 2009.
Aplicação da prova Brasil de 2007.
30 de junho de 2009.
Correções da prova Brasil de 2007.
03-08-2009
Apresentação do projeto no I Encontro de PSTE e PNET.

9- Referencias consultadas


ALAVA, Séraphin. Uma abordagem pedagógica e midiática do ciberespaço. Revista Pátio, RS, n.26, p.8-11. 2003.

ALMEIDA, M. E. Informática e Formação de Professores. ProInfo -

ANTUNES, Celso. Como desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas. Petrópolis: Editora Vozes. 2003.

Sites Pesquisados:

Ministério da Educação:
www.mec.gov.br acessado em 18/05/2009.

Site de Pesquisa do MEC:
www.dominiopublico.gov.br. acessado em 18/05/2009

Site de busca de conteúdos do MEC:
www.educarede.org.br. acessado em 18/05/2009.

http://provabrasil.inep.gov.br. Acessado em 19/05/2009